Foto: Floriano Lima
Ueap celebra acordo de cooperação técnica com Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB)
IEB se destaca no cenário nacional por formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.

 

A UEAP celebrou nesta sexta-feira, 12, o acordo de cooperação técnica entre a Universidade e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). A cerimônia foi realizada no Auditório Central (Campus 1) e acompanhada pela internet através do canal Vuumbora (Celebração Acordo de Cooperação UEAP - IEB - YouTube), o canal da Pró-Reitoria de Extensão na plataforma YouTube.

O acordo se deu de forma recíproca, pois tanto a UEAP quanto o IEB já atuavam em ações de formação profissional com foco na educação sustentável de recursos -- caso da Escola Família do Macacoari, onde as duas instituições já desenvolvem projetos conjuntamente. “É um sonho que não é de hoje, já vem de algum tempo, mas que a gente sonhava com certo distanciamento, e é com muita felicidade que hoje a gente torna esse sonho realidade”, disse Kátia Paulino, reitora da UEAP. 

Como exemplo de como a atuação das duas instituições pode impactar no desenvolvimento social do Amapá, Kátia lembra a ação das mulheres da comunidade do Alto Cajari que atuavam com beneficiamento de Castanha e não conseguiam desenvolver todo potencial de escoamento da produção, por não possuírem certificação da ANVISA. “Elas já poderiam ter contado com o apoio da Universidade ou de qualquer instituição de pesquisa, porque é uma coisa que para nós é tão banal”, observou Kátia.

Segundo a professora Janaína Calado, da Proext, o acordo prevê as seguintes metas: 

01 – Realizar 10 ações formativas, em modalidades diversas (seminários, cursos de formação continuada/extensionista, palestras, oficinas, etc.) nos territórios e em temáticas de atuação em comum;
02 - Sistematizar 5 documentos a partir das ações desenvolvidas em parceria;
03 - Orientar e/ou coorientar, a partir das expertises do IEB e da aprovação dos colegiados da UEAP, no mínimo 4 alunos de graduação e/ou pós-graduação nos seus trabalhos de conclusão de curso;
04 - Participar, a partir das expertises do IEB, de no mínimo 5 avaliações de bancas de trabalho de conclusão de curso, projetos de pesquisa e extensão vinculados à UEAP;
05 - Oportunizar intercâmbio de estagiários entre as duas instituições;

O objetivo do acordo, em resumo, é promover a integração de esforços para a realização de ações de inclusão socioeconômica, produção sustentável, gestão dos recursos naturais e produção de conhecimentos nas áreas de atuação da UEAP e do IEB e não envolve recursos financeiros. Segundo a professora Janaína Calado, da Proext, o acordo prevê também o intercâmbio entre bolsistas das duas instituições. 

CERIMÔNIA - o ato de assinatura foi marcado por momentos de descontração e fortalecimento de vínculos entre as equipes da Ueap, do IEB e integrantes de movimentos sociais que participam da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) -- veja mais sobre a UPMS aqui.

“Iniciamos esse trabalho de organização comunitária e hoje conseguimos junto com Amazonbai dar continuidade a esse trabalho, e agora com mais parceiros estamos empolgados para mostrar mais resultados”, disse Amiraldo Picanço, da cooperativa Amazonbai, de atuação no arquipélago do Bailique.

Outros detalhes que marcaram a cerimônia: a transmissão ao vivo da cerimônia realizada pela equipe da Proext, sendo esta a segunda transmissão de cerimonial ao vivo realizada pela Ueap -- a anterior foi a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Pedro Ramos (Concessão de Título Doutor Honoris causa - YouTube). Além disso, outro momento importante foi a exibição da cantora e tecladista Ana Letícia Maleamá, iniciando e finalizando a cerimônia, a qual improvisou um "Parabéns” à Andreia Bavaresco, presidente do IEB de Brasília, presente na cerimônia e que aniversariou no dia do acordo. “Temos o desafio e o compromisso de sistematizar e levar pro mundo um novo modelo de educação, é uma honra e um prazer assinar esse termo de cooperação hoje.”

Maria Luiza Sussekind, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd-RJ), também esteve na celebração e parabenizou o acordo: “Estou muito feliz não só de presenciar como de oferecer o apoio estrutural e tecnológico da Anped, e eu saio daqui hoje muito feliz de levar esse planejamento”.

IEB - O IEB é uma associação brasileira sem fins econômicos, sediada em Brasília, fundada em novembro de 1998, com a missão de fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. O IEB se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.

Com o acordo, as duas instituições buscam atuar na frente formativa de capacidades humanas para formação de profissionais munidos de ética e responsabilidade social, atuando ainda com pesquisa e extensão universitária como ferramentas de melhorias nas tecnologias sociais já existentes, bem como em formas de atuar de maneira sustentável.

Publicado em: Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Campus I
Av. Presidente Vargas, nº 650
Centro | CEP: 68.900-070
Macapá - AP
Campus Graziela
Av. Duque de Caxias, 60
Centro| CEP: 68900-071
Macapá - AP
Setor Administrativo
Av. 13 de Setembro, 1720
Buritizal | CEP: 68902-865
Macapá - AP
Campus Território dos Lagos
Av. Desidério Antônio Coelho, 470
Sete Mangueiras | CEP: 68950-000
Amapá - AP
NTE - Núcleo Tecnológico
Av.: 13 de Setembro, 2081
Buritizal | CEP 68902-865
Macapá - AP
Copyright © 2021. Portal Universidade do Estado do Amapá.
(96) 2101-0506
ueap@ueap.edu.br